08 (OITO) SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO NO PLANEJAMENTO DE FUGAS SÃO REMOVIDOS DO PRESÍDIO DE SALVADOR

 

Durante a manhã de hoje (02.03.2021), no Presídio de Salvador, que fica localizado dentro do Complexo Penitenciário de Salvador, foi realizada Operação Coordenada pelos Policiais Penais da Unidade que teve por objetivo remover 08 (oito) presos suspeitos de envolvimento no planejamento das últimas fugas ocorridas no Estabelecimento Penal. Os Policiais Penais contaram com o apoio de Policiais Militares do Batalhão de Polícia de Guarda.

Durante a operação, celas foram revistadas e apreendidos vários materiais ilícitos como celulares, carregadores de celular, facas e drogas.

No último dia 07.02.2021, mais uma fuga ocorreu na Unidade Prisional, e na ocasião, 09 (nove) custodiados evadiram. Por esta razão, e mesmo enfrentando graves problemas operacionais, especialmente o gravíssimo déficit de Policiais Penais, a Direção da Unidade tem buscado medidas para reduzir o risco de novos episódios de fugas, como instalação de sistema de videomonitoramento, bem como a identificação de internos envolvidos com planos de fuga e cometimentos de outros crimes.

Os materiais confiscados demonstram que permanece a fragilidade da segurança perimetral, possibilitando que os criminosos se aproximem das muralhas e arremessem materiais diversos para o interior dos Estabelecimentos Penais.

Ressaltamos que o Fundo Penitenciário Nacional-FUNPEN, já disponibilizou desde 2017, recursos destinados à aquisição de sistema de Circuito Fechado de Televisão-CFTV e de bloqueadores de telefonia móvel, porém inexplicavelmente estes recursos ainda não foram utilizados pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia-SEAP-BA.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia-SINSPEB, há muito tempo vem cobrando da SEAP o investimento em aparatos tecnológicos que são essenciais e indispensáveis para auxiliar os Policiais Penais, bem como a abertura de concurso público urgente para recompor o efetivo.

Parabenizamos os Policiais Penais que com bravura executaram esta exitosa operação.

ASCOM – SINSPEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *