Vacina COVID-19

Senhores e Senhoras Policiais Penais

 

Na data de ontem, 20/04/2021, após uma semana de incertezas e falta de informações acerca da continuidade do processo de vacinação dos policiais penais baianos, obtivemos a informação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Prefeitura Municipal de Salvador, de que a nossa categoria foi retirada do grupo prioritário de vacinação. Que havíamos sido incluídos equivocadamente, pois a nossa categoria estaria incluída em fase específica no cronograma de vacinação estabelecido pelo Ministério da Saúde, motivo este que levou a supressão da categoria dos policiais penais da resolução CIB 64/2021. No dia 19/04 o presidente do SINSPEB buscou informações junto ao Secretário Nestor Duarte, que manifestou desconhecer a motivação que levou à retirada de nossa categoria do grupo com prioridade de vacinação, e que iria buscar resolução junto à secretaria estadual de saúde.

Dito isso, a diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Penal do Estado da Bahia já havia decidido por orientar aos policiais penais baianos, diante dos casos crescentes de contaminação dos pelo vírus do COVID 19, tanto em relação aos servidores quanto as pessoas privadas de liberdade, que se abstivessem de realizar toda e qualquer atividade assistencial à população Carcerária, que envolvesse contato direito entre os policiais e os presos, até que o governo entendesse a gravidade do caso e a exposição a que os servidores estão submetidos diariamente. Entenda-se como toda e qualquer atividade assistencial a condução de internos para o serviço médico – odontológico, assistência social, psicologia, educacional, advogados e videoaudiências.

Entendemos como descabidos os critérios adotados pelo governo, priorizando todo corpo técnico assistencial, vacinando-os contra o covid 19, mas deixando de fora os responsáveis por conduzir os presos até a presença de tais profissionais.

Já ontem a noite, o secretário Nestor Duarte ligou para o presidente Reivon Pimentel dando a notícia de que os policiais penais estariam na programação de vacinação do dia 21/04. Acompanhando os sítios eletrônicos oficiais da secretaria municipal de Saúde, verificamos que os policiais penais foram de fato incluídos no processo de vacinação na data de hoje 21/04/2021, junto aos demais profissionais integrantes do grupo segurança pública e salvamento, motivo pelo qual deixamos de publicizar a referida orientação. Porém, os policiais penais devem permanecer vigilantes e atentos as orientações do SINSPEB caso haja por parte do governo alguma medida que contrarie o processo de imunização desta categoria que exerce uma atividade de caráter essencial e que não admite interrupção. Isso eles precisam compreender!

Agradecemos ao Secretário Nestor Duarte pelo comprometimento e empenho empregado na busca de solucionar a questão, por compreender a importância que a vacina tem para o desempenho das atividades dos Policiais Penais.

 

SSA, 21/04/2021.

SINSPEB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *