IMPORTANTENOTÍCIAS

INTERNOS TENTAM FUGIR DO HCT, MAS SÃO RECAPTURADOS POR POLICIAIS PENAIS

Durante a madrugada de hoje (24.05.21), por volta das 00h40min, no Hospital de Custódia e Tratamento-HCT, um dos Policiais Penais de plantão, ouviu um estrondo e logo se deslocou para as Alas com o objetivo de verificar se havia alguma anomalia, o que não foi constatado em ronda nas Alas A, C, D e E.

Ao retornar ao pátio, o citado Policial percebeu que a cadela da Unidade estava muito agitada e latindo bastante, por isso, ele foi em direção ao matagal que fica localizado no fundo do HCT, próximo as guaritas de segurança, que são de responsabilidade da Polícia Militar, porém, encontram-se desativadas.

O Policial Penal seguiu a cadela e chegando ao local percebeu uma movimentação suspeita dentro do matagal, por esse motivo, acionou o reforço. Já com toda a equipe de Policiais Penais plantonistas no pátio, foi iniciada as buscas e assim foi constatado que se tratava de uma tentativa de fuga que rapidamente foi frustrada pela ação dos Policiais Penais que abordaram 02 (dois) internos já em cima do muro, prontos para fugir, e o terceiro foi encontrado escondido no matagal.

Em seguida, os internos foram colocados no seguro da Ala A e um deles foi conduzido pelos Policiais para que o mesmo apontasse o local da fuga.

Após a reconstituição do ocorrido com um dos internos, restou comprovado que assim como em outras ocasiões, a tentativa de fuga foi consequência da fragilidade das grades que dão acesso ao telhado da Ala D. Também foi usada pelos apenados, uma corda artesanal (tereza) que foi colocada na janela da Ala, dando acesso ao pátio da Ala Feminina, onde de lá os internos pularam para o fundo da Unidade e seguiram a rota tirando proveito da altura do matagal e das guaritas desativadas, para assim ter acesso ao muro que dar para a Avenida Afrânio Peixoto, onde seguiriam em fuga.

Mesmo com todas as dificuldades impostas, a fuga foi frustrada graças à rápida ação dos guerreiros Policiais Penais plantonistas. Desta forma, todos os (03) três internos foram recapturados e logo em seguida foi feito o censo das Alas onde foi constatado que a população carcerária estava em conformidade com o último registro em livro de ocorrência.

A Diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Penal do Estado da Bahia-SINSPPEB, permanece cobrando da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia-SEAP-BA, o investimento em aparatos tecnológicos que são essenciais e indispensáveis para auxiliar os Policiais Penais no procedimento de vigilância, bem como a abertura de concurso público urgente para recompor o efetivo de Policiais Penais, pois só assim, poderão ser evitadas as constantes fugas.

Parabéns aos bravos guerreiros Policiais Penais do HCT! 👏👏👏👏👏

ASCOM -SINSPPEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *