IMPORTANTENOTÍCIAS

Mais de 80% dos Policiais Penais do CPFS são afetados por trabalho exaustivo mais escala extraordinária

Mais de 80% dos Policiais Penais do CPFS são afetados por trabalho exaustivo mais escala extraordinária

Na contramão de um ambiente de trabalho saudável, a Direção do Conjunto Penal de Feira de Santana – CPFS, mais uma vez, protagoniza o cenário de denúncias sobre irregularidades e abusos contra os Policiais Penais.

Os holofotes da cena estão voltados para a imposição de escala extraordinária e do aumento excessivo das demandas para cada Policial Penal, que acaba por custodiar em média 840 internos em 05 ou 06 pavilhões sob sua responsabilidade no período noturno, sem o devido direito ao descanso e nem revezamento.

Conforme escalas e relatos dos Policiais Penais do CPFS, os mesmos estão trabalhando exaustivamente, principalmente pelo fator alarmante da escassez de Policiais Penais, em média 15 (quinze) policiais por plantão, chegando ao absurdo de em dias atípicos contar apenas com 10 (dez), estando o efetivo totalmente desproporcional a população carcerária. A falta de efetivo é um problema grave e antigo, fruto da não realização de concurso público ou nomeação dos candidatos já habilitados, oriundos do concurso de 2014, logo os Policiais Penais não podem ser penalizados pelos desmandos da Superintendência de Gestão Prisional da SEAP.

O nosso corpo é uma máquina vulnerável e o abuso desta pode acarretar efeitos desastrosos e irreversíveis no ambiente de trabalho, ao Estado, à Sociedade e à saúde do trabalhador, principalmente quando a profissão é a segunda mais estressante do Mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. – OMS.

Com mais de 1.700 internos, o Conjunto Penal de Feira de Santana é o maior e mais populoso estabelecimento prisional da Bahia, portanto, deveria demandar atenção redobrada e especial dos Gestores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização – SEAP e da Direção da unidade, mas, a realidade é totalmente outra.

Cumprindo com sua responsabilidade de fiscalizar as condições de trabalho e zelar pela saúde e segurança da categoria, que o Sindicato dos Servidores da Polícia Penal da Bahia – SINSPPEB, por intermédio do Presidente Reivon Pimentel, novamente, denúncia os abusos ocorridos no Conjunto Penal de Feira de Santana (CPFS), e irá adotar todas as medidas cabíveis, inclusive acionando os órgãos competentes, para que essa situação seja regularizada com urgência.

Ascom – SINSPPEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *