PRESIDENTE DO SINSPPEB SOLICITA AO GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA E AOS SECRETÁRIOS DA SEAP E DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, IMEDIATA VACINAÇÃO PARA OS SERVIDORES PENITENCIÁRIOS
O Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia-SINSPEB, Reivon Pimentel, por meio de ofícios protocolados ontem (22.03.2021), solicitou ao Governador do Estado, Senhor Rui Costa e ao Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Senhor Nestor Duarte, como também ao Secretário de Relações Institucionais, Senhor Jonival Lucas Júnior, a vacinação imediata dos Servidores da Polícia Penal do Estado da Bahia, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.
Diante da decisão insensata do Ministério da Saúde de determinar que os presos sejam vacinados antes dos Policiais Penais, foi requerida urgentemente a imunização de todos os Policiais Penais e demais Servidores Penitenciários em atividade.
Cumpre destacar, que a categoria está na linha de frente do combate a pandemia, além do mais, estatísticas recentes têm demonstrado que entre os Policiais tem ocorrido altíssimos índices de contaminação e óbitos, inclusive acima de profissionais de saúde, pois laboram com bem menos equipamentos de proteção individual. Junta-se a isso, os recorrentes surtos de Covid-19 no Sistema Prisional.
O Presidente Reivon Pimentel, reconhece a necessidade e a importância da imunização de todos os cidadãos brasileiros, inclusive dos que se encontram privados de liberdade, todavia, neste atual momento de escassez faz-se necessário que o Governo do Estado priorize as categorias que estão na linha de frente. Além disso, segundo Reivon, “seria uma incoerência vacinar os apenados antes dos Policiais, visto que os internos estão confinados, sendo preciso um vetor de fora para a contaminação dos mesmos, uma vez que eles não estão recebendo visitas. Sendo assim, o elo entre os presos e o mundo exterior é o Policial Penal, com isso, constata-se que a lógica é imunizar os Policiais para que estes uma vez vacinados, não venham infectar os que estão custodiados”.
A Diretoria do SINSPPEB está consciente da extrema importância de se imunizar os Servidores, por isso, não tem medido esforços para colocá-los no grupo prioritário de vacinação.
Salvador 23 de março de 2021
ASCOM – SINSPPEB