IMPORTANTENOTÍCIAS

Criminosos abandonam quase meia tonelada de material proibido no Complexo da Mata Escura

Criminosos abandonam quase meia tonelada de material proibido no Complexo da Mata Escura

 

Criminosos acessaram o Complexo da Mata Escura, na madrugada desta terça feira (11/01), com o objetivo de realizarem uma farta entrega de proibidos, no entanto, a ação foi frustada por Policiais Penais que confrontaram os bandidos que se aproximavam dos pavilhões prisionais da Penitenciária Lemos Brito (PLB).

Durante a fuga pela mata que circunda o Complexo Penitenciário da Mata Escura, os infratores deixaram para trás um farto material, que estavam estrategicamente acondicionados para serem inseridos pelos buracos existentes nas paredes dos pavilhões.

Após realização de vistoria no material apreendido, foi identificado no conteúdo dos invólucros diversos gêneros alimentícios (carnes, queijos, presunto, chocolates, iogurtes…) e bebidas alcoólicas (cervejas, cachaças, whisky, conhaques). Não foram encontrados telefones, armas e drogas na referida revista.

Tal apreenssão revela a fragilidade na segurança perimetral dos estabelecimentos penais, além da fragilidade na estrutura física dos pavilhões prisionais. É capaz ainda de demonstrar quão árdua é a missão dos Policiais Penais no dia a dia, que, mesmo sofrendo com o gravíssimo déficit de efetivo, precisa manter a segurança e a disciplina no interior dos módulos e pavilhões das unidades prisionais, impedir acesso de materiais ilícitos por meio das pessoas que frequentam o ambiente (visitantes diversos), além de sofrer com mais essa atuação criminosa proporcionada pelo deficiente patrulhamento perimetral dos estabelecimentos penais baianos, que é de responsabilidade da Polícia Militar da Bahia.

A Gestão UFC do SINSPPEB cobra providências urgentes do Superintendente de Gestão Prisional e do Diretor de Segurança Prisional, para sanar ou pelo menos minimizar as fragilidades na segurança perimetral das Unidades Prisionais do Estado da Bahia.

Aos Gestores, ficam os questionamentos: A quem interessa a fragilização da segurança perimetral das unidades prisionais? Qual a dificuldade em se colocar barreira física de contenção (cercas e/ou muros)? A quem interessa a falta de investimento em tecnologia de segurança (sistema bloqueio de sinal de telefonia móvel, sistema de monitoramento por câmeras…) para auxiliar os Policiais Penais?

Com a palavra, o Diretor de Segurança Prisional.

Polícia Penal na Bahia: uma questão de necessidade para a Sociedade, que clama por um Sistema Prisional justo e Humanizado para os Servidores, bem como, uma justíssima reparação por uma omissão do Legislador Constituinte Original!

Aprovação já!

 

Ascom – SINSPPEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *