IMPORTANTENOTÍCIAS

BANDIDOS INVADEM COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE SALVADOR E FAZEM MOTORISTA DE CAMINHÃO REFÉM

Na data de ontem (10.03.2021), por volta da 10h00min, 04 (quatro) homens invadiram o Complexo Penitenciário de Salvador. Eles usaram a mata para ter acesso ao Complexo com o objetivo de arremessar materiais ilícitos diversos para o interior do Presídio de Salvador.

Os Policiais Penais que estavam de plantão perceberam a movimentação entre os internos que conseguiram acessar a muralha escalando a estrutura, possivelmente para apanhar os materiais que caem no local provenientes de arremessos. A coordenação de segurança do Estabelecimento Penal foi acionada e os Policiais se deslocaram para a área externa para localizar os criminosos.

Chegando ao local onde se encontravam os meliantes, iniciou-se intensa troca de tiros entre eles e os militares, porém os indivíduos evadiram pela mata a dentro. Havia outra guarnição militar posicionada na saída da Av. Gal Costa, impedindo a fuga pelo local.

Vale salientar que um dos meliantes foi capturado ainda na mata, já outro foi baleado na mão e tentou sair andando pela portaria principal do Complexo, sendo capturado. Os outros (02) dois bandidos tomaram de assalto o caminhão que faz o transporte na fábrica de blocos instalada dentro do Complexo, eles fugiram levando o motorista do caminhão como refém.

Logo após a fuga, o motorista foi liberado na região da Gal Costa, sendo resgatado pelos Policiais Penais do Grupo Especial de Operações Prisionais-GEOP. Os criminosos presos foram apresentados na Central de Flagrantes pelos militares do Batalhão de Polícia de Guarda.

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia-SINSPEB, há muito tempo vem cobrando da Superintendência de Gestão Prisional-SGP, providências no sentido de resolver a vulnerabilidade de segurança do Complexo Penitenciário. Desde 2017 que o Ministério Público já havia estipulado prazo para que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização-SEAP, apresentasse um plano de ação para resolver a questão, porém 04 (quatro) anos já se passaram e a situação piora a cada dia.

A Diretoria do SINSPEB permanece cobrando da SEAP-BA o investimento em aparatos tecnológicos que são essenciais e indispensáveis para auxiliar os Policiais Penais no procedimento de vigilância , bem como a abertura de concurso público urgente para recompor o efetivo de Policiais Penais, pois só assim, poderá ser evitada a entrada dos meliantes no Complexo Penitenciário de Salvador.

Salvador, 11 de março de 2021

ASCOM – SINSPPEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *