NOTÍCIAS

Luta do SINSPEB e FENASPEN resulta em conquista para a categoria

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), fechou o ano de 2018 com grandes conquistas, uma delas foi a criação da Força Tarefa de Intervenção Prisional. Um trabalho realizado entre o SINSPEB e a Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (FENASPEN), resultou na criação deste Grupamento Especializado em Intervenções Prisionais que atuará em situações de crise no Sistema Prisional Brasileiro.

Essa é uma grande vitória para os Agentes Penitenciários, a partir daí a categoria ficou em igualdade com as outras Forças de Segurança Pública e passou a ter maior importância, visibilidade e respeito. O Presidente da entidade, Reivon Pimentel e Fernando Anunciação, Presidente da FENASPEN, lutaram dentro do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, antigo Ministério da Justiça (MJ), onde participaram de reunião em janeiro de 2017, com o Ministro Alexandre de Moraes e o Diretor Geral do DEPEN, Marco Antonio Severo Silva, em Brasília. Nesta reunião a participação do SINSPEB e de Fernando Anunciação foi muito importante para que fosse concretizada e criação dessa Força. O ministro anunciou a criação de um Grupo Nacional de Intervenção Penitenciária, que atuará dentro das Unidades Prisionais em apoio aos Agentes dos Estados onde ocorrerem eventos críticos.

O grupo será composto por Agentes Penitenciários armados, equipados e capacitados de todos os Estados, preferencialmente que seja membro de grupos especializados, a exemplo do Grupo Especial de Operações Prisionais (GEOP). O grupo deverá ter cerca de cem integrantes que atuarão para intervenção e soluções de problemas advindos de crises dentro do Sistema Prisional. Também serão oferecidos curso de capacitação DEPEN para o aperfeiçoamento dos agentes penitenciários, visando o estabelecimento de um protocolo único de atuação na questão penitenciária.

SINSPEB, participação ativa sempre!

Ascom – SINSPEB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *